tucano-de-bico-preto
O tucano-de-bico-preto é uma das aves ameaçadas.
Onde podes encontrar os Tucanos:
Os Tucanos têm origem nas florestas tropicais da América Central e do Sul, sobretudo na Amazónia. Mas também é possível encontrá-los num vasto território, que vai do Norte da Argentina, até porque existem várias espécies destas aves ao longo destas áreas, e a todos se dão o correntemente o mesmo nome.
Características do Tucano:
Belíssima ave, com um bico único no mundo, grande e colorido, ganhou admiradores por todos os continentes.
Apesar de grande, forte e poderoso, o seu bico não é pesado, porque é formado por uma estrutura óssea alveolar e esponjoso, que o torna leve, não tendo qualquer interferência no seu voo.
O bico serve, sobretudo, para agarrar e descascar frutos que encontra nas árvores e que são a base da sua alimentação, e para agarrar pequenos répteis, que eles também gostam muito de comer.
Os tucanos têm dois dedos para frente e dois para trás, facilitando assim a aderência nos galhos. Para a reprodução usam o oco das árvores e até ninhos abandonados de pica-pau.
A postura é de dois a quatro ovos que são incubados pelo casal durante 16 dias. As crias permanecem no ninho durante sete semanas e são principalmente alimentadas por sumo de frutas e insectos que lhes são dados pelos pais. Costuma criar os filhotes nos buracos das árvores altas. Eles nascem cegos e abandonam o ninho com quase um mês de idade.
O Tucano é um animal muito inquieto e o seu enorme bico intimida os outros animais e atrai o seu parceiro sexual. É através do bico que se diferencia o macho da fêmea: o do macho é menos curvo com a parte superior terminando de modo menos brusco. É também mais estreito e mais comprido. Eles precisam de muito sol, pois são sensíveis ao frio humidade.
O que o Tucano gosta de fazer:
O Tucano gosta de se banhar na chuva, adora pular de árvore em árvore para conseguir alimento, descansar e reproduzir-se.
Como é que o Tucano dorme?
Os Tucanos elevam a cauda até que cubra a sua cabeça, a qual é mantida virada para as costas. Assim o seu bico também pode descansar.
Os perigos que ocorrem para que esta ave esteja em vias de extinção:
Começa a causar alguma preocupação entre os biólogos o facto de ter vindo a ser capturado para fins comerciais com muita intensidade, o que levou ao seu desaparecimento em algumas áreas.
Este comércio ilegal, provocou a morte de muitos exemplares jovens, durante o transporte para locais do mundo muito distantes, em condições
O seu comprimento pode atingir os 65 cm, contando com o bico, que só por si chega a medir 20 cm.
Um Tucano pode viver cerca de 20 anos
muito precárias. Apesar disso, presume-se estar longe da extinção.
Há cerca de 41 espécies diferentes de Tucanos, com por exemplo:
Ø Tucano de Bico Roxo
Ø Tucano de Bico Preto
Ø Tucano de Bico colorido
Ø Tucano de Bico Castanho
Ø Tucaninho Verde
Ø Tucano Minas Gerais